Home Cidades MP aprovada na Câmara de Deputados favorece projeto do senador Roberto Rocha de criação da Zema

MP aprovada na Câmara de Deputados favorece projeto do senador Roberto Rocha de criação da Zema

por Politicando-MA

Foi aprovada, nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, a MP 1033/2021 que reformula, por meio de um substitutivo, a legislação sobre ZPE’s, que permite a instalação de empresas exportadoras de serviços. A aprovação da MP favorece a criação da Zona de Exportação do Maranhão-Zema, projeto de autoria do senador Roberto Rocha, que se enquadra na categoria de ZPE.

Pelo projeto de criação da Zema , as empresas que nela se instalarem terão isenção de impostos e contribuições incidentes sobre a importação ou sobre aquisições de insumos no mercado interno, para que possam produzir ou prestar serviços destinados à exportação.

As empresas que serão instaladas nessas áreas terão acesso à tratamentos tributários, cambiais e administrativos especiais. Assim, a Zema deverá ter, por exemplo, menos burocracia no controle aduaneiro e dispensa da exigência de percentual mínimo de receita bruta relacionada à exportação de bens e serviços.

O senador Roberto Rocha apresentou o projeto da ZEMA no início do seu mandato no Senado. A proposta, que tem tudo para mudar a face econômica do Maranhão, foi gestada desde a sua atuação como deputado federal e, ao longo dos anos, foi amadurecendo até ganhar contornos que foram reconhecidos pelo próprio Governo Federal, como prioridade para o Brasil.

Em suas redes sociais, o parlamentar maranhense comemorou a conquista:

“Hoje é um dia particularmente muito feliz para mim. Há 18 anos a gente luta no Congresso Nacional, tanto na Câmara, quanto no Senado, para aprovar a Zona de Exportação do Maranhão. O Maranhão terá duas datas: uma antes da Zema, e outra, depois da Zema”, garantiu o senador maranhense, que esclareceu, ainda, que o seu projeto trata-se de uma ZPE moderna, que vai alavancara economia maranhense, e fomentar a geração de emprego e renda no estado.

“A implantação da Zema, é a chance que nós temos de industrializar o nosso Maranhão. É isso que precisa para que o maranhense seja sócio das suas riquezas. Precisamos acabar com essa dicotomia, essa questão de termos um estado rico, com um povo pobre”, finalizou Roberto Rocha.

Com a aprovação na Câmara, o projeto segue agora para o Senado.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário