O Instituto Médico Legal (IML) confirmou, na manhã desta sexta-feira (10), a morte de Yasmin Gomes Campos, de 21 anos, que estava desaparecida e era tida como uma das vítimas do incêndio no Shopping Rio Anil, na última terça-feira (7). A informação é da repórter Nicce Ribeiro, da TV Mirante.
A confirmação só aconteceu três dias após o caso porque os bombeiros encontraram o corpo muito deteriorado dentre os escombros. Por causa disso, foi necessário um exame de DNA a partir de uma amostra do fêmur da vítima para confirmar a identidade.
O laudo cadavérico também confirmou que a morte ocorreu em decorrência das queimaduras. Além de Yasmin, a jovem Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, também morreu durante o incêndio nas salas de cinema do shopping.
Ainda não há informação sobre velório e enterro de Yasmin. Evellyn foi velada e enterrada nesta quarta-feira (8), em São Luís.
Na quarta (8), ao g1 Maranhão, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, afirmou que fazer manutenção em horário em que pessoas estão consumindo no shopping é um ato irregular, e que o shopping deverá responder por isso.
“A informação é segura e vamos trabalhar em cima disso. Houve uma falha na prevenção porque eles estavam fazendo manutenção na estrutura da cobertura. Precisamos saber que intervenção era essa pra termos muita resposta para a causa [do incêndio]. Vai ser aberto o inquérito”, afirmou.
Ainda em relação ao que causou o incêndio no cinema, várias hipóteses são levantadas, como curto circuito. No entanto, Célio Roberto afirma que a principal suspeita no momento é de que a causa foi provocada pelas atividades de manutenção no teto. Testemunhas afirmam que ouviram o barulho de uma suposta ‘explosão’, em uma das salas do cinema.
“Pra sabermos o que houve, depende do que iniciou o incêndio. Pode ser um curto circuito durante a manutenção, assim como uma fonte externa de calor. Agora uma indagação nossa é como o incêndio eclodiu de forma tão instantânea, da forma como foi”.
Por outro lado, o Corpo de Bombeiros informou também que as ações de combate a incêndio, por parte do shopping, foram feitas de forma adequada.
“Combatemos o incêndio com 100% de água do shopping, usamos pressão ideal. Água não faltou. A primeira equipe que foi acionada teve um tempo de resposta de 4 minutos e já encontraram uma equipe de brigadistas do shopping atuando. Mas, mesmo que se faça o trabalho e exija que tudo funcione adequadamente, se tiver um agente externo, pode acontecer o sinistro. Normalmente uma falha acontece onde falha a prevenção”, confirmou o coronel.
O que diz o shopping
Em nota, o Shopping Rio Anil disse que acompanha as investigações e lamenta o acidente, assim como afirmou estar prestando atendimento às vítimas.
“Neste momento de consternação, o Rio Anil Shopping está concentrando todos os esforços para apoiar as famílias das duas jovens que faleceram durante o incêndio e transferir as demais vítimas para um hospital particular, prestando toda a assistência necessária às famílias. Após acompanhar o trabalho incansável do Corpo de Bombeiros, no socorro e primeiro atendimento às vitimas, o shopping vem colaborando com os órgãos competentes, empenhado e comprometido em identificar as causas do incêndio”, diz a nota da empresa.
O Shopping Rio Anil afirmou ainda, nesta quinta-feira (9), que está tentando localizar familiares das vítimas que ainda não são atendidos pela empresa, que estaria oferecendo atendimento médico e despesas nos cuidados com a saúde.
Para isso, o Shopping Rio Anil disponibilizou um telefone para atendimento às vítimas e suas famílias: 0800 300 4591.
“As razões do que se passou não estão claras. Abrimos um procedimento interno para analisar com rigor todas as hipóteses relacionadas pelos peritos sobre o incêndio na sala do cinema e sobre a manutenção que acontecia no telhado, em um ponto no lado oposto ao espaço. Permanecemos à disposição das autoridades a fim de colaborar ativamente com as investigações, e das vítimas e suas famílias, em um momento tão difícil como este”, finaliza o shopping, em nota.
O que diz o Cinesystem
Em nota, a Rede Cinesystem Cinemas também afirmou que lamenta o ocorrido e que o socorro às vítimas e o combate aos focos de incêndio foram feitos pela equipe local, assim como, pelo SAMU e Corpo de Bombeiros.
“Não estão sendo medidos esforços para que seja prestada assistência e solidariedade aos feridos, suas famílias e demais pessoas atingidas, com auxílio de todas as formas possíveis para que sejam atendidos de maneira digna pelos serviços de saúde. Manifestamos nosso pesar, profunda tristeza e eterno lamento pelas vítimas fatais e vamos contribuir para tentar amenizar o sofrimento dos familiares, direcionando nossas orações a todos, mas sabendo que não há como mensurar a dor daqueles que perdem um ente querido. A causa do incêndio já está sendo apurada e estamos acompanhando as investigações junto às autoridades competentes”, diz a empresa. (Do G1 MA)