Em homenagem ao Dia Nacional do Surdo, comemorado neste sábado, 26, o pré- candidato a vereador de São Luís, Rafael Silva (PSB), realizou uma live, em seu canal do Youtube, onde abordou os seguintes temas: “A Cidade Ineficiente; Capacitismo e Exclusão das Pessoas com Deficiência em São Luís”.
A live faz parte da série “Cidades de Afetos”, debates que o pré- candidato promove em seu canal, e que abordam sempre temas que afetam as pessoas que, de alguma forma, são colocadas à margem da sociedade, seja por preconceito ou por falta de políticas públicas de inclusão eficazes.
A live deste sábado contou com a participação da pedagoga Rayssa Serejo, deficiente auditiva, que fez um breve resumo de todos os desafios e obstáculos que teve que superar por conta da sua deficiência, como a falta de acessibilidade, por exemplo.
Hoje, Rayssa Serejo se destaca como contadora de histórias em Libras para crianças surdas da rede pública municipal de ensino. Em 2019, ela recebeu o Troféu Baobá, prêmio concedido a contadores de histórias, escritores, editoras, movimentos e fundações, que com suas práticas, desempenhos e ações fortalecem, ampliam e difundem a arte narrativa no Brasil, valorizando a tradição oral, despertando o interesse pelo livro e o gosto pela leitura.
A live “Cidade de Afetos” também contou com a participação de outras importantes defensoras dos direitos dos surdos e de pessoas com outros tipos de deficiência, como Louize Oliveira, primeira mulher surda no Brasil a ter um filho com o parto sendo traduzido em Libras.
Participou do encontro virtual Jacenilde Estrela, intérprete oficial das lives, e que fez tradução no parto de Louize Oliveira.
Outra convidada ilustre foi a pedagoga Alessandra Pajama, referência em acessibilidade no Maranhão.