Um caso gravíssimo tem sido alvo de denúncias pelos profissionais de saúde do hospital Socorrão II, em São Luís. Conforme informações desses profissionais, inclusive com fotos de alguns equipamentos de proteção como exemplo das máscaras usadas por esses profissionais, percebemos, estarem totalmente fora das recomendações das agências de saúde e inadequadas para protege-los de enfermidades contagiosas como o CoronaVírus.
Tem chegado também denúncias, inclusive anunciadas em alguns jornais de grande circulação no Estado, questionando a qualidade dos respiradores que o governo estadual adquiriu que apesar da emergência decretada para situação, se faz necessário saber a qualidade desses equipamentos e se realmente atendem às necessidades dos profissionais da área e onde estão instalados.
Esse questionamento é importante. Pois, se a compra de umas simples máscaras foi realizada de forma equivocada, imagine um respirador que é um equipamento bastante complexo.
O vereador Estevão Aragão e presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Luís, garante que tomará as medidas necessárias e que levará a denúncia à Câmara na próxima sessão online. “Não podemos silenciar diante de relato de um profissional de saúde que está usando um material sem nenhum tipo de proteção e fora dos padrões regulamentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso é crime e se não houver uma fiscalização, os profissionais de saúde que atuam no Socorrão II estarão com suas vidas comprometidas”, disse o vereador.