A ordem bancária foi liberada nesta quinta-feira, 05. O anúncio foi feito pelo senador Roberto Rocha, que destinou emenda de bancada para a Uema
O senador Roberto Rocha (PSDB) anunciou, nesta quinta-feira, 05, que foi liberada a ordem bancária da primeira parcela no valor de R$ 1,4 milhão para a Universidade Estadual do Maranhão -UEMA utilizar na compra de equipamentos e na construção da estação de monitoramento de águas da Bacia do Rio Itapecuru. A estrutura auxiliará na avaliação contínua da qualidade das águas superficiais da Bacia, essencial para a gestão sustentável dos recursos hídricos e para o controle da poluição.
Os recursos são oriundos de emenda de bancada do senador Roberto Rocha. Os trabalhos serão realizados por meio de parceria entre a Uema e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba- Codevasf.
O convênio entre a Uema e a Codevasf totaliza um investimento de R$ 3,5 milhões. Ele foi assinado em março de 2017 pela então presidente da Companhia, Kênia Marcelino, e pelo reitor da UEMA, Gustavo Costa, durante o seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”, em São Luís. Na época, o senador Roberto Rocha e o então ministro de Meio Ambiente, Sarney Filho, também participaram da assinatura dos instrumentos como testemunhas.
O projeto de revitalização do Rio Itapecuru integra o trabalho de recuperação das bacias hidrográficas maranhenses que será realizado pela Codevasf e que se constitui em uma das principais bandeiras levantadas pelo senador Roberto Rocha. Com a primeira parcela do dinheiro liberada hoje, serão adquiridos equipamentos especializados como medidor de vazão acústico, GPS de navegação, microscópio biomelecular, fotocolorímetro, uma camionete Picape, reboque de lancha, quinze estações automáticas hidrometereológicas, dentre outros instrumentos que serão usados na revitalização da bacia.
“A minha intenção é continuar alocando recursos para estudos, pesquisas e recuperação no Itapecuru e demais bacias, para chamar a atenção da classe política, e conscientizar a população da necessidade de salvar os nossos rios, sob pena de secarem daqui a alguns anos. Sem água não há vida”, destacou o senador Roberto Rocha.
Senador Roberto Rocha, durante Seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes- março de 2017. Foto: divulgação.