O blog Politicando- MA apurou que Wellington dos Santos, que distribuiu as sementes de milho, supostamente oriundas da Prefeitura de São Luís para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Humberto de Campos, não é servidor da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento – Semapa, tampouco, teve autorização para doar as sementes ao sindicato.
Segundo apurou o blog, os 60 quilos de sementes em questão são fornecidas pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) a todos os municípios maranhenses.
Assim que Semapa recebeu os grãos, constatou situação de insalubridade no produto, provavelmente originada de más condições de armazenamento durante o transporte. De imediato, a secretaria decidiu pelo descarte.
Ao ver os pacotes de sementes vencidas expostas na área externa da Secretaria, a liderança de Humberto de Campos pediu para fazer o descarte. Porém, ao invés disso, Wellington fez a distribuição ao Sindicado dos Trabalhadores sem o conhecimento da Secretaria, nem da Prefeitura de São Luís.