A Academia Maranhense de Letras (AML) realizará, no dia 17 de janeiro de 2023, às 17h, em sua sede, reunião extraordinária como ponto de partida das comemorações no Maranhão do bicentenário de nascimento de Gonçalves Dias, considerado por muitos críticos literários como o maior poeta romântico brasileiro.
Durante a reunião, que vai contar com a participação de representantes do Governo do Maranhão, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, de prefeituras e academias de letras de São Luís e Caxias, de universidades e entidades da sociedade civil, serão apresentados pela AML o planejamento, o cronograma e o orçamento de eventos sobre o bicentenário de Gonçalves Dias para todo o ano de 2023.
“Vamos apresentar um plano inicial de envolvimento de todos esses parceiros, com atribuição de responsabilidades, já que o poeta Gonçalves Dias é motivo de orgulho do Maranhão e de todos os maranhenses”, explica o presidente da AML, Lourival Serejo.
A programação do bicentenário prevê a realização de palestras, criação de selo, publicação de livros, exposição de artes, espetáculos de dança, recitais, produção de documentário, entrega de medalhas e muitos outros eventos.
Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias (MA), em 10 de agosto de 1823, e faleceu em naufrágio em 3 de novembro de 1864. É o patrono da cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras e patrono geral da Academia Maranhense de Letras. Entre as suas principais obras estão “Canção do Tamoio”, “I-Juca-Pirama”, “Se se morre de amor”, “Ainda uma vez-adeus!” e “Canção do exílio”.