De acordo com informações do Centrão, é esperado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realize uma pequena remodelação ministerial nos próximos meses, entre julho e início de agosto, que afetará três pastas-chave: Turismo, Desenvolvimento e Esportes.
O objetivo dessa reorganização é acomodar indicados pelos partidos que compõem o grupo parlamentar conhecido como União Brasil, PP e Republicanos. Essas siglas têm expressado insatisfação com a atual distribuição de poder no governo e desejam obter maior influência na administração Lula.
Dentre os nomes que devem ser indicados pelos partidos, especula-se que André Fufuca, do PP, seja nomeado para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Nesse cenário, o atual ocupante desse cargo, Wellington Dias, senador eleito pelo PT do Piauí, retornaria ao Congresso, enquanto o deputado federal André Fufuca (PP-MA) assumiria o ministério. Fufuca tem vínculos com o Centrão e é próximo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mas não é um político antagonista ao PT. Portanto, sua nomeação seria aceitável para Lula.
Essas mudanças ministeriais estão planejadas para viabilizar a aprovação, em agosto, de duas importantes propostas legislativas: o projeto de lei do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), que confere mais poderes ao governo, e a lei complementar que estabelece o novo marco fiscal.
É importante ressaltar que essa é uma reescrita do texto original, utilizando outras palavras e destacando a possível nomeação do deputado federal André Fufuca para um ministério no governo Lula.