A bancada do partido Novo na Câmara protocolou um requerimento de informação para o ministério da Justiça pedindo informações sobre o sistema de gravação das câmeras de segurança da pasta, chefiada por Flávio Dino.
“As gravações das câmeras de CFTV do Ministério da Justiça têm o condão de trazer elementos relevantes para o entendimento dos lamentáveis fatos ocorridos no Brasil no dia 08 de janeiro do presente ano. Em que pese a tecnicidade do assunto, detalhes contratuais e operacionais relacionados a guarda e armazenamento dos dados das câmeras de CFTV devem ser transparentes e acessíveis para a sociedade”, justificam os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Adriana Ventura (Novo-SP) e Gilson Marques (Novo-SC) no requerimento.
Os parlamentares querem saber como se dá o fluxo de guarda e armazenamento das imagens e quais servidores do quadro de pessoal do Ministério da Justiça tiveram acesso aos serviços de bancos de dados que armazenaram os dados captados pelo CFTV no período compreendido entre 8 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano.
Este é o terceiro pedido relacionado ao sumiço de imagens protocolado por deputados. No início do mês, o deputado Rodrigo Valadares (União-SE) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo investigação contra Dino por suposta prática do crime de supressão de documento, em virtude do “sumiço” das gravações de câmeras de segurança do Ministério da Justiça.