O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), expôs nas suas redes sociais o racha que existe com o seu tio, o ex-deputado estadual Stênio Rezende. Tudo começou com a decisão de Luanna Rezende em apoiar Ademar Magalhães, o Fogoió para prefeito de Vitorino Freire.
Stênio Rezende tornou a briga familiar pública no jornal a Folha de São Paulo ao comentar: “Nos meus 30 anos de experiência política, nunca passei por uma situação delicada como essa. Embora tenha o respaldo de 12 dos meus 13 irmãos, recebi —com surpresa— a notícia sobre a decisão, por parte dos meus sobrinhos [prefeita Luana e o ministro Juscelino Filho], de indicar o seu funcionário Fogoió como candidato à sucessão municipal em Vitorino Freire”, afirmou Stenio, em nota.
Stênio Rezende disse que não conseguiu “compreender” a escolha, “sobretudo em razão da forma ditatorial decidida na indicação”.
Por sua vez, Juscelino Filho usou as redes sociais para afirmar que “Há quem não entenda que a política está mudando. Fico orgulhoso da minha irmã Luanna, prefeita de Vitorino Freire, ser hoje uma liderança que quebra tradições. Ela entendeu que parentesco não é critério para apoiar candidato, e que isso é construído no grupo, sem discriminações. Ao contrário das declarações infelizes que meu tio Stênio deu à @folha, não há definição por parte dela, do meu pai, de mim e muito menos do grupo liderado pela prefeita, quanto ao candidato à sua sucessão. Seria algo ditatorial, como ele disse ao jornal, se fosse como ele quer. Quem critica a prefeita Luanna por não apoiar seu tio, mas sim dar oportunidade a outro do grupo, seja um vereador, secretário, assessor ou liderança, não entendeu o novo mundo em que vive, no qual não cabem mais as práticas antigas, oligárquicas, de privilégios para parentes”.
Stênio Rezende já foi deputado estadual eleito em 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014. Em 2018 colocou a mulher Andreia Rezende para concorrer, ela venceu em 2018 e 2022.
Juscelino Rezende, irmão de Stênio e pai de Juscelino Filho já foi prefeito de Vitorino Freire entre 1997 e 2004. A filha Luana Rezende é prefeita desde 2017 na mesma cidade.