O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Antônio Avelino, atendeu solicitação do senador Roberto Rocha e enviou uma equipe técnica de Brasília até a cidade de Arari- MA, nesta última quinta-feira, 14, para conhecer o sistema de abastecimento de água do município e fazer o estudo primário do local onde deverá ser construída a barragem e a adutora de Arari. As obras serão viabilizadas com recursos de emenda parlamentar do senador Roberto Rocha.
A equipe da Codevasf foi formada pelo assessor da presidência, Ivo de Almeida, o gerente de Meio Ambiente, Alípio Mista, o analista de desenvolvimento regional, Leonardo Frias, o engenheiro José Saraiva e o engenheiro civil da unidade de Projetos, Hiroshi Cubo.
A agenda começou com uma audiência pública na Câmara Municipal, onde foram apresentados todos os benefícios que a cidade vai ter com a construção da barragem e da adutora. A audiência teve a participação do prefeito de Arari, Djalma Melo; presidente da Câmara, Evando Piancó; o secretário de Produção e Abastecimento, José Luís Ribeiro; o secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Jocei Jardim Ribeiro e o representante da Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Municipais, Peterson Sousa, além de muitos moradores da cidade, que tiveram a oportunidade de apresentar os principais problemas que eles sofrem, como a insalubridade da água, sobretudo, nos últimos meses do ano quando ocorre o fenômeno da Pororoca e saliniza toda a água do rio, tornando-a imprópria para o consumo.
“A equipe da Codevasf está hoje aqui para fazer esse estudo de viabilização desse grande projeto, que vai resolver definitivamente o problema da água em nosso município”, disse o prefeito da cidade, Djalma Melo.
A visita dos técnicos da Codevasf à cidade de Arari por solicitação do senador Roberto Rocha, já é resultado do pleito que os parlamentares ararienses fizeram ao senador. No mês de agosto, uma comitiva formada pelo presidente da Câmara Municipal Evando Piancó e demais vereadores de Arari, estiveram no gabinete do senador Roberto Rocha, em São Luís, para formalizar o pedido de construção da adutora e da barragem.
Mesmo cumprindo agenda em Brasília, o senador Roberto Rocha destacou a visita dos técnicos ao município, e garantiu que não medirá esforços para que o problema da água na cidade seja resolvido.
“Providenciamos essa visita com os técnicos da Codevasf para fazer o projeto desta obra para Arari, cidade que tenho muito apreço e consideração. Eu estou em Brasília, mas a solução do problema da salubridade e abastecimento da água de Arari estava em discussão com a cidade e estamos trabalhando para resolvê-lo”, afirmou o senador Roberto Rocha.
Para o presidente da Câmara Municipal, Evando Piancó, a construção da barragem e da adutora são as obras mais aguardadas pela população do município: “ Hoje é um dia de festa e quero agradecer ao senador Roberto Rocha que não está nos ajudando com essa tão sonhada obra que irá beneficiar diretamente a nossa cidade que há muito tempo sofre com o problema da água”, agradeceu.