Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Luís estão programando para domingo da próxima semana (1° de maio), Dia do Trabalhador, um ato em defesa do governo. A motivação é o decreto da graça ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), que foi condenado a oito anos e nove meses pelo Supremo Tribunal Federal (STF), baixado quinta-feira (21).
A expectativa é superar a marca do 07 de setembro (foto), quando esse espaço foi tomado de pessoas vestidas de verde e amarelo e gritando palavras de ordem, como “supremo é o povo”, numa reação aos ministros da Suprema Corte de Justiça.
Um dos coordenadores do movimento é o coronel da reserva do Exército José Monteiro, ex-delegado de Patrimônio da União no estado e que é pré-candidato a deputado federal.
Em vídeo publicado nas redes sociais, ele convoca “conservadores”, “direitistas”, “patriotas” e, principalmente, “bolsonaristas” para esse ato, que, segundo ele, não é em defesa apenas do ato presidencial e do presidente, mas das famílias, das liberdades individuais e de expressão, bem como da democracia.Tocador de vídeo00:0000:43
Para mobilização dos apoiadores, foi criado um grupo temporário nas redes sociais, onde são explicadas as pautas da manifestação:
Segundo o grupo liderado por Monteiro, a agenda é dividida em três atos:
- Apoio ao presidente e defesa da liberdade
- Fortalecer o grupo dos verdadeiros conservadores, demostrando ao povo onde depositar seu voto com confiança
- Fortalecer as pré-candidaturas dos que pretendem defender os ideias conservadores nas eleições deste ano.
Outros segmentos do bolsonarismo no estado estão se mobilizando para atos em outras cidades maranhenses.
Em nível nacional, já estão certos os atos de Brasília (Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes), Rio de Janeiro (Avenida Atlântica, Praia de Copacabana), São Paulo (Avenida Paulista) e em diversas outras cidades