O Vereador Estevão Aragão (PSB) fez uso da tribuna na sessão de hoje, dia 20, e no seu pronunciamento relatou sobre algumas questões que saltaram aos olhos após um estudo aprofundado do PPA (Plano Plurianual) e da LOA (Lei Orçamentária Anual). Marcada uma audiência pública para hoje às 14h na Câmara Municipal, esta acabou sendo adiada devido às inúmeras incongruências apontadas pelo vereador. O que mais lhe despertou a atenção foram os valores que serão destinados a algumas secretarias, entre elas:
A COLISEU que aumentou o seu orçamento de R$7 milhões para R$15 milhões (observe-se que a empresa não presta mais nenhum serviço há mais de 10 anos!).
O orçamento direcionado para a SEMAPA para reforma, construção e manutenção das feiras no ano de 2017 foi de pouco mais de R$2 milhões; já para 2018 ele cairá para R$1,3 milhão, ou seja, um valor insuficiente frente à situação precária em que se encontram as feiras e mercados públicos da cidade. Em contrapartida, o orçamento para a despesa com o pessoal salta de R$3,8 milhões para mais de R$7 milhões.
Na SECOM não é diferente, o orçamento para 2018 é de R$23 milhões, sendo que as despesas com pessoal é de R$2,5 milhões e para divulgação das ações da prefeitura será destinado R$20 milhões.
Para a Defesa Civil foram destinados apenas R$12 mil reais, uma pasta de grande importância onde o período de chuvas está se aproximando e com ele as já conhecidas situações calamitosas porque passam alguns bairros da capital. Para qualificação de pessoal da Defesa Civil foi destinado apenas 10 mil reais e para reaparelhamento da SEMUSC destinou-se R$2.800 reais, para o gasto com o pessoal o valor foi de R$33 milhões.
Na SEMOSP, para realizar os serviços de drenagem, recuperação, limpeza de canais, saneamento básico e água para todos foi destinado apenas R$3 milhões.
Na pasta da Educação, usando como base o ano de 2017, foram adquiridos 19 mil kits ao valor de quase R$ 2 milhões; para 2018, salta de 19 mil para 1.000 mil kits ao valor de R$100 mil reais apenas. Veículos adquiridos para o transporte escolar que em 2017 foi de 3 veículos ao custo de R$1,7 milhões, em 2018 está previsto 6.000 veículos ao custo de quase R$900 mil reais, ou seja, um completo absurdo.
Logo após o pronunciamento do Vereador Estevão Aragão (PSB), por incrível que pareça, a audiência pública foi cancelada.
Fica a pergunta:
O que terá acontecido?!