Muito louvável a iniciativa do deputado estadual Adriano Sarney (PV), em instituir por meio da Lei 10.545/2016, o Dia Estadual da Poesia. E para celebrar a data, o jovem deputado, em parceria com a Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), realizarão o concurso “Novos Poetas Maranhenses” – Prêmio Gonçalves Dias, como forma de homenagear, também, o grande poeta Caxiense que aniversaria nesta data, mas que permanece ainda – por muitos- esquecido.
Houve um tempo na história em que os poetas eram celebridades, e ser poeta era sinônimo de status social. No Brasil, o estilo textual teve grande sucesso até o século XX, com o grande Carlos Drummond de Andrade. Hoje, infelizmente, a poesia não é valorizada como deveria ser, e ouso dizer até que há um certo preconceito sobre esse gênero literário.
Nesse mundo globalizado, as pessoas não valorizam a beleza contida em um poema que fala de amor, de um sorriso, de tristeza, de solidão e de outros sentimentos recônditos da alma. Daí a importância de iniciativas como essa, que visam resgatar essa arte e incentivar a criação da poesia, bem como o surgimento de novos poetas, sobretudo em São Luís, uma cidade que já foi, outrora, conhecida pela alcunha de Atenas Brasileira.
O dia 10 de agosto precisa e merece ser celebrado pelos maranhenses. Além de ser o aniversário do imortal Gonçalves Dias, é também o dia da fundação da Academia Maranhense de letras (AML) e da Academia Ludovicence de letras (ALL). É um dia que, com certeza, vai ficar marcado como o início do resgate não somente da nossa poesia, mas da nossa história.
Em tempo: a final do concurso AMEI Novos Poetas Maranhenses está marcada para o dia 10, no horário das 16:30 até 18h30, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping.