A primeira pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) para medir as intenções de votos para o governo maranhense pelo sucessor do Ibope, o Instituto IPEC, veio a público com uma pequena imprecisão no levantamento, conforme dados divulgados em telejornal de filiada local da Rede Globo.
Na seção que trata da votação estimulada, a somatória das colunas, que deveria dar 100%, deu 101%.
Nela, Carlos Brandão aparece com 28% das intenções de voto, à frente de Weverton Rocha (16%), Edivaldo de Holanda Junior (14%), Lahesio Bonfim (10%), Joás Moraes (2%), Enilton Rodrigues (1%), Frankle Costa (1%) e Simplício Araújo (1%).
O candidato Hertz Dias (PSTU) não pontou nesta pesquisa. Branco ou Nulo somou 9% e não sabe ou não respondeu marcou 19%.
Normalmente, o arredondamento em pesquisas — para cima e para baixo — é feito para dar 100% (justamente para evitar casos assim).
Mistérios
Curioso é que o instituto informou ao TSE que a área de abrangência da coleta é o Estado do Maranhão, mas não apresentou o mapa dos bairros e municípios pesquisados à Justiça Eleitoral, mesmo assim, teve a divulgação do levantamento autorizado.
Metodologia
O Instituto Ipec, sucessor do Ibope, entrevistou apenas 800 eleitores entre os dias 17 a 23 de gosto de 2022. O intervalo de confiança é de 96,5% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o protocolo MA-06254/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-03233/2022.