Home Destaque IML confirma morte de Yasmin Gomes em incêndio no Shopping Rio Anil, em São Luís

IML confirma morte de Yasmin Gomes em incêndio no Shopping Rio Anil, em São Luís

por Politicando-MA

O Instituto Médico Legal (IML) confirmou, na manhã desta sexta-feira (10), a morte de Yasmin Gomes Campos, de 21 anos, que estava desaparecida e era tida como uma das vítimas do incêndio no Shopping Rio Anil, na última terça-feira (7). A informação é da repórter Nicce Ribeiro, da TV Mirante.

A confirmação só aconteceu três dias após o caso porque os bombeiros encontraram o corpo muito deteriorado dentre os escombros. Por causa disso, foi necessário um exame de DNA a partir de uma amostra do fêmur da vítima para confirmar a identidade.

O laudo cadavérico também confirmou que a morte ocorreu em decorrência das queimaduras. Além de Yasmin, a jovem Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, também morreu durante o incêndio nas salas de cinema do shopping.

Ainda não há informação sobre velório e enterro de Yasmin. Evellyn foi velada e enterrada nesta quarta-feira (8), em São Luís.


Na quarta (8), ao g1 Maranhão, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, afirmou que fazer manutenção em horário em que pessoas estão consumindo no shopping é um ato irregular, e que o shopping deverá responder por isso.

“A informação é segura e vamos trabalhar em cima disso. Houve uma falha na prevenção porque eles estavam fazendo manutenção na estrutura da cobertura. Precisamos saber que intervenção era essa pra termos muita resposta para a causa [do incêndio]. Vai ser aberto o inquérito”, afirmou.

Ainda em relação ao que causou o incêndio no cinema, várias hipóteses são levantadas, como curto circuito. No entanto, Célio Roberto afirma que a principal suspeita no momento é de que a causa foi provocada pelas atividades de manutenção no teto. Testemunhas afirmam que ouviram o barulho de uma suposta ‘explosão’, em uma das salas do cinema.

“Pra sabermos o que houve, depende do que iniciou o incêndio. Pode ser um curto circuito durante a manutenção, assim como uma fonte externa de calor. Agora uma indagação nossa é como o incêndio eclodiu de forma tão instantânea, da forma como foi”.

Por outro lado, o Corpo de Bombeiros informou também que as ações de combate a incêndio, por parte do shopping, foram feitas de forma adequada.

“Combatemos o incêndio com 100% de água do shopping, usamos pressão ideal. Água não faltou. A primeira equipe que foi acionada teve um tempo de resposta de 4 minutos e já encontraram uma equipe de brigadistas do shopping atuando. Mas, mesmo que se faça o trabalho e exija que tudo funcione adequadamente, se tiver um agente externo, pode acontecer o sinistro. Normalmente uma falha acontece onde falha a prevenção”, confirmou o coronel.

O que diz o shopping

Em nota, o Shopping Rio Anil disse que acompanha as investigações e lamenta o acidente, assim como afirmou estar prestando atendimento às vítimas.

“Neste momento de consternação, o Rio Anil Shopping está concentrando todos os esforços para apoiar as famílias das duas jovens que faleceram durante o incêndio e transferir as demais vítimas para um hospital particular, prestando toda a assistência necessária às famílias. Após acompanhar o trabalho incansável do Corpo de Bombeiros, no socorro e primeiro atendimento às vitimas, o shopping vem colaborando com os órgãos competentes, empenhado e comprometido em identificar as causas do incêndio”, diz a nota da empresa.

O Shopping Rio Anil afirmou ainda, nesta quinta-feira (9), que está tentando localizar familiares das vítimas que ainda não são atendidos pela empresa, que estaria oferecendo atendimento médico e despesas nos cuidados com a saúde.
Para isso, o Shopping Rio Anil disponibilizou um telefone para atendimento às vítimas e suas famílias: 0800 300 4591.

“As razões do que se passou não estão claras. Abrimos um procedimento interno para analisar com rigor todas as hipóteses relacionadas pelos peritos sobre o incêndio na sala do cinema e sobre a manutenção que acontecia no telhado, em um ponto no lado oposto ao espaço. Permanecemos à disposição das autoridades a fim de colaborar ativamente com as investigações, e das vítimas e suas famílias, em um momento tão difícil como este”, finaliza o shopping, em nota.

O que diz o Cinesystem

Em nota, a Rede Cinesystem Cinemas também afirmou que lamenta o ocorrido e que o socorro às vítimas e o combate aos focos de incêndio foram feitos pela equipe local, assim como, pelo SAMU e Corpo de Bombeiros.

“Não estão sendo medidos esforços para que seja prestada assistência e solidariedade aos feridos, suas famílias e demais pessoas atingidas, com auxílio de todas as formas possíveis para que sejam atendidos de maneira digna pelos serviços de saúde. Manifestamos nosso pesar, profunda tristeza e eterno lamento pelas vítimas fatais e vamos contribuir para tentar amenizar o sofrimento dos familiares, direcionando nossas orações a todos, mas sabendo que não há como mensurar a dor daqueles que perdem um ente querido. A causa do incêndio já está sendo apurada e estamos acompanhando as investigações junto às autoridades competentes”, diz a empresa. (Do G1 MA)

Posts Relacionados

Deixe um Comentário