Alessandra Belfort, Josineile Pedrosa e Gilson Ramalho são da Subseção de Imperatriz
Dos quatro candidatos à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional, três estão na lista duodécima divulgada pela OAB/MA e nesta quinta-feira, 27, às 9h da manhã , junto com os outros nove, serão sabatinados pelo Conselho Seccional. Cada um deles terá um tempo para se apresentar e de ser submetido a uma sabatina sobre questões específicas da advocacia. A sabatina poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da OAB, no YouTube.
Ao conselho, que entre titulares e suplentes reúne 81 advogados, caberá a formação da lista sêxtupla a ser encaminhada para o Tribunal de Justiça. É do Tribunal, que sairá a lista com três nomes dos quais o governador, não importando a ordem de votação, nomeará o próximo desembargador oriundo da advocacia.
Alessandra Belfort, Josineile Pedrosa e Gilson Ramalho, são os quatros representantes do interior (Imperatriz) que “conseguiram passar” para a lista dos 12. O quarto representante, Sidney Costa, embora bem votado, não alcançou votos suficientes.
Em quase 90 anos do surgimento do chamado, Quinto Constitucional no Brasil, foi a primeira vez que a advocacia maranhense pôde participar, pelo voto direto, da escolha do candidato à vaga de desembargador destinada à classe. A eleição movimentou todas as subseções. Da maior delas, a de Imperatriz saíram os quatro representantes do interior do Estado.
Pela ordem de votação leiam como ficou a composição da lista duodécima
Lista duodécima
- Ana Brandão – 3.099 votos
- Gustavo Sauaia – 2.791 votos
- Lorena Saboya- 2.721 votos
- Alessandra Belfort – 2.602 votos
- Gabriel Costa – 2.521 votos
- Diego Menezes – 2.271 votos
- Valéria Lauande – 2.163 votos
- Josineile Pedrosa – 2.076 votos
- Ana Letícia Figueiredo – 2.065 votos
- Hugo Passos – 2.048 votos
- Gilson Ramalho – 1.820 votos
- Ítalo Gustavo – 1.609 votos