Uma declaração recente do deputado federal e presidente do PCdoB, jornalista Márcio Jerry, numa entrevista a um jornal do sudeste, continua repercutindo no meio político e sendo utilizada como argumento nos debates sobre o papel do ministro Flávio Dino na política maranhense após seu ingresso no Supremo Tribunal Federal, que ocorrerá em 22 de fevereiro próximo.
“O papel dele ( Flávio Dino ) como ator político muda, mas não dá para sepultar o dinismo, esquecer ou apagar o seu legado. A influência dele vai continuar super forte, viva e organizadora da política”, declarou.
Ao blog do John Cutrim, o deputado Márcio Jerry confirmou a avaliação e complementou dizendo que “toda a história construída por Flávio Dino na política do Maranhão desde a eleição de 2006, passando por 2010, mas sobretudo a partir de 2014, deixa um legado gigantesco, com repercussões fortes na estruturação do campo político maranhense por muitos anos”.
Jerry também destaca o papel a ser desempenhado na “gestão desse legado” pelo campo político progressista, “especialmente o campo de esquerda do qual Flávio Dino foi sempre um ativo e destacado líder”. Para o líder do PCdoB maranhense e integrante da executiva nacional, “Flávio Dino deixa a política partidária, mas o dinismo continuará vivo como corrente influente e decisiva no Maranhão”.