O Jornal Nacional desta última sexta-feira, 06, denunciou o descaso e as péssimas condições das estradas maranhenses que estão sob a gestão do Governo do Estado.
A reportagem do jornalista Alex Barbosa, mostrou que maio é um mês em que o estado do Maranhão tem um aumento enorme de movimento de caminhões que transportam soja para o Porto do Itaqui. No Sul do Maranhão, região onde mais se planta soja no estado, o movimento de caminhões carregados é grande. Metade da safra passa pela rodovia Transpenitente, de responsabilidade do Governo do Estado.
Quando chovem, as carretas atolam, e sem chuvas, o problema da poeira e buracos são tantos que os próprios fazendeiros da região recuperaram um trecho. “Este ano a gente está investindo R$ 4 milhões na estrada para que a gente possa escoar nossa produção e receber os insumos agrícolas”, conta o produtor rural, Paulo Roberto Kreling.
MA- 006
De acordo com a reportagem, mais da metade da safra do Sul do Maranhão também passa pela MA 006, umas das dez piores rodovias do país, segundo a Confederação Nacional dos Transportes. Nos trechos mais deteriorados, motoristas demoram até oito horas para percorrer 98 quilômetros.
Em setembro de 2021, depois de muito pressionado pelo senador Roberto Rocha (PTB), o governador Flávio Dino (PSB) sancionou a Lei 11.353, que autoriza a transferência, para o Governo Federal, do trecho da MA-006 entre Balsas e Alto Parnaíba, somando 241,70 km.
A federalizacao dessa importante MA foi um esforço empreendido durante muito tempo pelo senador Roberto Rocha, que sempre apoiou e destacou a importância da região Sul do Maranhão, como região produtora. O parlamentar defendeu a federalização entre os trechos que compreendem os municípios de Balsas e Tasso Fragoso, que têm uma importância estratégica, como escoadores de grãos.
A MA-006 nasce em Alto Parnaíba (sul) e segue até a Baixada (norte), por isso chamada de Transmaranhão.
A via suporta o maior movimento de carga do polo agrícola da região Sul, exigindo a federalização de 240 quilômetros entre Alto Parnaíba de Balsas. O principal trecho de 140 km fica entre os municípios de Balsas e Tasso Fragoso. Com a federalizacao, o senador Roberto Rocha já está trabalhando para que, ainda este ano, as obras sejam iniciadas pelo DNIT- Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
Assista abaixo a reportagem: