O livro “Inteligência Artificial e a Repercussão Geral da Questão Constitucional: Análise Crítica e Parâmetros de Utilização”, de autoria de Hugo Assis Passos, trata do tema atual do Uso de IA’s no Judiciário.
A obra, fruto de tese de Doutorado do autor, analisa de forma crítica o uso de inteligência artificial e seus possíveis impactos no Judiciário brasileiro. E já foi lançada em São Luís, na região da Baixada Maranhense, e na próxima sexta-feira(31) será a vez da Região Tocantina conhecer a obra e suas perspectivas para o Judiciário. O lançamento ocorrerá no auditório do Ceuma, campus Imperatriz, às 19 horas. O evento tem o apoio do INASP e da Universidade Ceuma campus Imperatriz.
O uso de inteligência artificial pode agilizar e aperfeiçoar os processos de trabalho do Poder Judiciário, beneficiando de forma ampla as pessoas que buscam o sistema de Justiça. Mas é preciso equilíbrio para que a prestação jurisdicional seja adequada, e sobretudo, a justiça social seja alcançada.
Hugo Assis Passos é advogado há 18 anos, doutor em Direito Constitucional e docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).