Em mais um capítulo da disputa interna no Republicanos, Mariana Carvalho foi reconduzida à presidência do Mulheres Republicanas no Maranhão. A decisão foi tomada pela presidência nacional do partido, sob comando do deputado federal Marcos Pereira (SP), e ocorre após um longo embate com o deputado federal Aluísio Mendes, presidente estadual da sigla.
A recondução de Mariana ao cargo de liderança estadual acontece em meio a um clima de tensões internas, intensificadas após o segundo turno das eleições municipais em Imperatriz, quando ela rompeu politicamente com Aluísio Mendes. A briga política se agravou no último mês de novembro, quando Mendes destituiu Mariana de cargos importantes dentro do partido, como a 2ª vice-presidência estadual e a Secretaria Estadual do Mulheres Republicanas, funções que ela ocupava desde abril de 2023. Desde então, a situação gerou várias trocas de acusações, além de representações na Procuradoria-Geral da República (PGR).
Mariana participou nesta segunda-feira (9), em Brasília, do Encontro Nacional de Mulheres Líderes do Republicanos, representando o Maranhão na capital federal. A reconquista de sua posição no partido é acompanhada de perto, especialmente por conta de um parecer favorável que deve ser divulgado pelo Conselho de Ética do Republicanos ainda nesta semana. A expectativa é que o julgamento, que envolve uma representação feita pela senadora Damares Alves (DF) contra Aluísio Mendes, traga ainda mais repercussão à disputa política.