O Instituto Cultural Vale levou para o bairro Vila Embratel, na área Itaqui-Bacanga, em São Luís, o projeto “Os Ciclomaticos Emcena”, com dois dias de muita arte, música e cultura, que encantaram e emocionaram o público presente.
Na noite desta quinta-feira, 06, a companhia a renomada Cia Os Ciclomaticos, do Rio de Janeiro, e a Cia Abaré Teatro, de São Paulo, apresentaram o espetáculo Casa -Grande & Senzala- Manifesto Musical Brasileiro, uma performance premiada, reconhecida pelo Prêmio Montagem Cênica 2011 do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Inspirado no livro homônimo de Gilberto Freyre, o espetáculo aborda questões sociais presentes no período colonial brasileiro, destacando a formação da sociedade agrária e escravocrata e a mistura de raças e culturas que caracterizam a população do Brasil.
Durante dois dias de evento (5 e 6) a comunidade local teve a oportunidade de vivenciar momentos mágicos e divertidos, com uma programação diversificada que contemplou diferentes públicos e gostos. No primeiro dia de evento, o público pôde desfrutar de um espetáculo musical para crianças, atividades recreativas, espetáculo de bonecos, performance circense e um empolgante espetáculo musical para adultos.
“É uma experiência incrível, poder assistir a esse espetáculo aqui na Vila Embratel. A forma como os artistas trazem à vida as nuances da nossa história é simplesmente fascinante”, diz a professora Maria Silva, moradora da região. “É uma oportunidade de mergulhar nas raízes do nosso país e refletir sobre as influências que moldaram a nossa sociedade. Saio daqui com o coração cheio e a mente renovada”, acrescenta.
A Caravana do Ciclomáticos Emcena conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Ela reforça o compromisso com a promoção da cultura e a valorização das expressões artísticas.
Segundo Luciana Marques, coordenadora do projeto, nos últimos dezesseis anos, eles já percorreram mais de 600 cidades em todo o Brasil, contemplando mais de dois milhões e meio de pessoas. Luciana agradeceu à comunidade e destacou a importância dessa iniciativa.
“Agradecemos de coração à comunidade da Vila Embratel por nos receber de braços abertos e tornar esses dias tão especiais. Ficamos emocionados em ver a alegria estampada nos rostos das crianças, a admiração dos adultos e a união que a arte proporcionou a todos. Nossos sinceros agradecimentos também ao Instituto Cultural Vale, nosso patrocinador, por tornar possível a realização desse sonho , levar cultura onde o povo esta, e de forma gratuita e irrestrita. . Agradecemos também à Prefeitura de São Luís, por ceder o espaço e apoiar essa iniciativa que valoriza a arte e a cultura nessa comunidade linda da Vila Embratel”, ressaltou.
Além de São Luís, o projeto vai contemplar as cidades de Alto Alegre do Pindaré, Igarapé do Meio, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Bom Jesus do Tocantins, Parauapebas, Curionópolis e Buriticupu. Essas cidades são vizinhas à Estrada da Ferro Carajás, que interliga os estados do Pará e Maranhão, administrada pela Vale, patrocinadora do projeto.