Home Cidades Peritoró: mais uma vitória dos vereadores de oposição sobre as manobras do prefeito

Peritoró: mais uma vitória dos vereadores de oposição sobre as manobras do prefeito

por Politicando-MA

 

composição-peritoro2

No comando Poder Legislativo de Peritoró, mas desfalcada com a ida do vereador Adriano Macedo para a base aliada ao prefeito Pe. Jozias e em número de cinco, em uma Câmara Municipal com 11 parlamentares, a oposição, hoje composta pelos vereadores Henrique Jansen (presidente), Edmilson Marques (secretário), Clemilson Viana (líder da oposição), Maciel Lima e Sales da Itamarason, elegeu antecipadamente, em votação em regime drae urgência, que se estendeu até a noite desta terça-feira (7), os membros da próxima Mesa Diretora.

Dos 11 vereadores de Peritoró, 10 compareceram à sessão de hoje. Primeiro, foi votado o projeto de resolução que previa a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara. A proposta foi aprovada por 6 votos a 4. Votaram contra o projeto os vereadores Dudu Coelho, Aragão, Jonadson e Adriano Macedo, que integram a base do prefeito.

Com a vitória da oposição, partiu-se para a eleição da Mesa. Como houve uma cooptação para o grupo do prefeito, os vereadores aliados ao prefeito se viram obrigados a votar na chapa composta, em sua maioria, por membro do grupo adversário. Os eleitos foram os seguintes: Naldo Lisboa (presidente), Maciel Lima (1º vice-presidente), Edmilson Marques (2º vice-presidente), Henrique Jansen (1º secretário) e Sales da Itamarason (2º secretário).

Habilidade

A oposição considerou uma vitória, ainda que parcial, importante, porque a pretensão do prefeito era eleger uma chapa composta, em sua totalidade, por vereadores de sua base aliada, com o vereador do PCdoB, Adriano Macedo, presidente, atendendo a um pedido do secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos e pré-candidato a deputado federal, Márcio Jerry, e o vereador Costantino Costa, vice-presidente.Para que o projeto alcançasse êxito, os membros da oposição tiveram que abdicar da presidência, oferecida ao vereador Naldo Lisboa, membro da base aliada ao prefeito. Foi a única opção que restou para os situacionistas, uma vez que o prefeito não teve força para concretizar o seu plano de tornar a Câmara submissa ao Executivo municipal.

Toda a articulação do prefeito Pe. Jozias e do líder do Governo na Câmara, vereador Costantino Costa, foi frustrada. Os governistas não conseguiram eleger a mesa, pois foram barrados pela habilidade da oposição.

peritoro

Posts Relacionados

Deixe um Comentário