O mês de setembro tem um valor todo especial para a comunidade surda. É o mês do “Setembro Amarelo”, que é todo voltado para a conscientização sobre a acessibilidade, comemoração das conquistas ao longo dos anos, mas, sobretudo, pela luta contra todo e qualquer tipo de discriminação. E foi exatamente no mês dos surdos que o ex-prefeito Eunélio Mendonça, pré- candidato a prefeito de Santo Antônio dos Lopes pelo PCdoB, foi protagonista de um episódio triste, lamentável e discriminatório sob todos os aspectos. Em sua tentativa de parecer popular e “divertir” seus eleitores, ele levou vários surdos ao seu palanque para “discursarem”. No vídeo, ainda podemos observar o deputado federal @marciojerry sorrindo, se divertindo com a atitude do pré-candidato.
A atitude do prefeito foi uma violência à toda a comunidade surda e a toda a sociedade maranhense. Uma atitude que merece ser repudiada por todos nós, visto que o combate ao preconceito contra a surdez, deve ser uma luta– não apenas dos deficientes auditivos– mas de todos que almejam uma sociedade humana mais inclusiva e igualitária.
No próximo dia 26, também, comemoramos o Dia Nacional do Surdo e Dia Internacional da Linguagem de Sinais. E a sociedade maranhense espera uma retratação e um pedido de desculpas públicos do pré-candidato. É o mínimo que ele deve fazer diante da enorme violência social que ele cometeu.
[wpvideo zCpAheQ4]