Prefeitos do Maranhão estiveram, nesta quinta-feira (15), no Ministério da Educação, para conhecer os principais os programas oferecidos para formalização de convênios, contratos de repasse e outras transferências oriundas do MEC para os municípios. A apresentação inicial dos programas foi feita pelo próprio ministro Milton Ribeiro, acompanhado pelo senador Roberto Rocha e pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte.
Ministro do Governo desde julho de 2020, Milton Ribeiro lembrou da necessidade de concluir as obras que estão paralisadas por todo o Brasil.
“São mais de mil obras inacabadas. Muitas delas licitadas por empresas que não tem a menor condição de entregar uma escola ou uma creche. É o nosso dinheiro e o dinheiro do povo brasileiro ali, completamente desperdiçado. Então, ao invés de construir algo novo, o ministério da Educação quer terminar aquilo que já começou com as prefeituras e entregar à população”, disse.
Único parlamentar do Maranhão presente na agenda oficial dos prefeitos com o MEC, o senador Roberto Rocha reforçou o compromisso do Governo Federal no combate à pandemia. Ele convidou os gestores municipais a fazerem uma comparação das ações do presidente Bolsonaro no Maranhão com os últimos ex-presidentes do País.
“Sabe quantas vezes os ex-presidentes Temer, Lula e Dilma foram ao Maranhão? Nenhuma! Nem em período eleitoral. Em 14 anos do governo do PT não existiram obras estruturantes do governo federal no estado. O que tem é o Bolsa Família, que é um programa importante, mas que deveria ser decrescente, isto é, quando o estado deveria gerar empregos e oportunidades às famílias para que elas deixassem de receber o benefício”, afirmou o senador.
O presidente Jair Bolsonaro já esteve em duas ocasiões em solo maranhense. No ano passado, inaugurou trecho da BR-135, em Bacabeira. No mesmo dia, esteve em Imperatriz para inaugurar o panelódromo da cidade, que foi construído via emenda parlamentar do senador Roberto Rocha. Em 2021, o presidente entregou centenas de títulos de propriedades para famílias de Alcântara e já tem certo o seu retorno, em maio, para inauguração oficial da ponte sobre Rio Parnaíba, que liga os municípios de Alto Parnaíba (MA) a Santa Filomena (PI).
Por fim, o senador Roberto Rocha elogiou a parceria de trabalho que o Governo Federal com os prefeitos.
“O Maranhão tem recebido muitas vacinas e, em algumas regiões, existem até dificuldades para dar vazão de imediato aos imunizantes. Ainda assim, os prefeitos têm se empenhado para vacinar o máximo de pessoas”, afirmou.
Presença dos prefeitos do Maranhão
De acordo com o Ministério da Educação, pelo menos 20 prefeitos do Maranhão estiveram presentes. Eles se somaram a outros gestores municipais do Pará, do Goiás e de Minas Gerais, que também participaram da agenda.
Presente no compromisso oficial, a prefeita de Amapá do Maranhão, Nelene Gomes (PDT), classificou a reunião como muito importante para a educação poder avançar na sua cidade.
“Feliz neste momento de poder estar aqui para buscar recursos que o nosso município precisa tanto. E conto com essa contribuição do nosso ministro da Educação”, destacou a prefeita.
Para o prefeito de Turiaçu, Edésio Cavalcanti (Republicanos), a reunião serve para os gestores municipais se aproximarem das ações do governo federal e elogiou o trabalho do senador Roberto Rocha.
“Temos o senador Roberto Rocha como um aliado do nosso município e saio do Ministério da Educação com o sentimento de esperança e de novidades para o meu povo de Turiaçu”, disse.
Paulo Curió (PR), do município de Turilândia, também classificou a agenda no ministério como positiva.
“Viemos a Brasília para conhecer as propostas e o trabalho do Ministério. E vamos levar conhecimento e novas experiências para Turilândia”, afirmou.