A Prefeitura de São Luís inicia, nesta terça-feira (11), nova etapa da vacinação contra a Influenza/H1N1 na capital maranhense. Serão imunizadas contra a gripe, pessoas com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas e privadas. Pelo cronograma da campanha, a segunda fase se estenderá até o dia 8 de junho. Ao todo, estão disponíveis para imunização 62 pontos de vacinação, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“Neste momento de pandemia que estamos atravessando é de fundamental importância que todos os que estejam contemplados como público-alvo da campanha de imunização contra a gripe compareçam às nossas unidades de saúde para que sejam vacinados. Só assim podemos combater de forma mais eficaz as síndromes respiratórias comuns nesta época do ano”, ressaltou o prefeito Eduardo Braide.
Na primeira etapa, foram contempladas crianças entre seis meses e menores de seis anos, além de gestantes e puérperas (com 45 dias de parto) e trabalhadores de saúde. A campanha começou no dia 12 de abril deste ano e já foram aplicadas mais de 50 mil doses.
O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, explica que apesar da nova etapa, quem estiver incluso no público-alvo da primeira fase e por algum motivo não se vacinou, pode comparecer em qualquer um dos postos do Município normalmente. “A vacinação contra a gripe é de suma importância e necessária para a proteção imunológica e o público-alvo basta comparecer aos postos e locais de vacinação da cidade para receber a imunização”, disse o secretário.
Terceira fase
De acordo com o cronograma oficial, a terceira fase da campanha contra a Influenza/H1N1 começará no dia 9 de junho e fazem parte deste grupo as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, as pessoas com deficiência permanente, povos indígenas, além das forças de segurança e salvamento e forças armadas.
Também constam no público-alvo da vacina caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.
UNIDADES E LOCAIS COM VACINA INFLUENZA POR DISTRITO
C.S da Liberdade
Centro de Saúde Paulo Ramos
C.S Bezerra de Menezes
USF do São Francisco
C.S. Vila Bacanga
U. M. Itaqui Bacanga
C. S. Clodomir P. Costa
C. S. Valdecy Eleoteria Martins
C. S. São Raimundo
C. S Yves Parga
C.S. Vila Nova
Hospital Aquiles Lisboa
C.S. da Vila Embratel
C.S. do Gapara
C.S Bairro de Fátima
U.M Coroadinho
C.S Carlos Macieira
PSF Dr. Antonio Guanaré
Posto de Saúde do Anil
C.S Genésio Ramos Filho
C.S Cohab – Anil
C.S Salomão Fiquene
C.S Djalma Marques
C.S Turu
Hospital Dr. Adelson de Sousa Lopes
UBS Cintra
C. S Genésio Rego
APAE no Outeiro da Cruz
C.S. Amar
Policlínica do Vinhais
C.S. Radional
C. S. da Vila Lobão
C.S. João de Deus
U.M. São Bernardo
Policlínica C. Operária
C.S Santa Bárbara
C. S. Drª Nazaré Neiva
USF Dr.Antonio Carlos S. Reis I
USF Maria Ayrecila II
USF Jailson Alves III
USF Santa Clara
USF Santa Efigênia
C.S São Cristóvão
USF Pirapora
USF Fabiciana Moraes
C.S Vila Janaina
UBS Expedito Alves de Melo
PS Coquilho
C.S. Itapera
C.S. Quebra Pote
C.S. Tales Ribeiro Gonçalves
USF Vila Sarney
C.S. Pedrinhas I
C.S. Pedrinhas II
C.S. Tibiri
C.S. Maracanã
USF Coqueiro
C. S. Jose de Ribamar Frazão
C.S. Laura Vasconcelos
C. S. Rio Grande (Mª de Lourdes)
C.S Vila Itamar
CS João Paulo