A Prefeitura de São Luís segue em ritmo acelerado com as obras do programa Escola Nova para garantir o retorno seguro das aulas presenciais na rede municipal de ensino no dia 22 deste mês. As unidades de ensino estão passando por intervenções estruturais, em muitos com demolição de estruturas comprometidas, reconstruindo os espaços e fazendo uma série de outras adequações.
Um dos exemplos dessa ação é a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Aquiles Lisboa, no bairro Vila Nova, que atende 381 alunos do bairro e do entorno. Além das intervenções pelas quais estão passando todas as unidades, foi construída uma passarela coberta na entrada da unidade. Antes, os alunos percorriam o trecho entre a porta de entrada da escola e o pátio sob o sol ou chuva. Agora, o acesso será mais seguro e confortável.
Entre os serviços que precisaram ser executados na escola está a readequação da rede de esgotamento sanitário, que não cumpria as especificações necessárias para garantir o uso dos banheiros.
O programa Escola Nova já contemplou mais de 190 unidades de ensino – entre as já entregues ao longo de 2021 e as em obras.
O programa Escola Nova é executado de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que realiza todas as intervenções necessárias para que as unidades possam receber alunos, professores e demais funcionários, a partir do diagnóstico das escolas que necessitam de obras mais urgentes.
Na área Itaqui-Bacanga, também estão sendo reformadas as U.E.B.s Henrique de La Roque Almeida, Raimundo Chaves, dentre outras.