Home Destaque Prefeitura de São Luís promove inclusão de alunos surdos da rede municipal de ensino

Prefeitura de São Luís promove inclusão de alunos surdos da rede municipal de ensino

por Politicando-MA

Um dia histórico para São Luís e toda a comunidade surda ludovicense. O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (16), a primeira Escola Municipal Integral Bilíngue da capital maranhense, localizada no bairro Camboa. O novo prédio foi totalmente requalificado, por meio do programa Escola Nova, e o espaço vai promover a inclusão e a melhoria do ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos surdos. A unidade atende 82 alunos com deficiência auditiva e oferece Libras como língua materna e a língua portuguesa, como segunda língua. 

Com a inauguração da Escola Bilíngue, a Prefeitura de São Luís segue sendo referência no processo de educação e inclusão dos surdos. Na gestão anterior, uma ação de suma relevância foi o projeto “Contadoras de Histórias”, da Secretaria Municipal de Ensino-Semed, que narrou as fábulas da literatura infantil na Língua Brasileira de Sinais- Libras.

Professoras Rayssa Diniz Borralho Serejo, Rosângela Teixeira Souza e Luciane Silva de Souza Cunha- contadoras de histórias da Semed

Sob a coordenação da pedagoga Sinara Lima Coelho Rodrigues, o projeto recebeu duas vezes consecutivas o Troféu Baobá, prêmio concedido a contadores de histórias, escritores, editoras, movimentos e fundações, que com suas práticas, desempenhos e ações fortalecem, ampliam e difundem a arte narrativa no Brasil, valorizando a tradição oral, despertando o interesse pelo livro e o gosto pela leitura. A primeira premiação ocorreu em 2019 pela evolução da história A Lenda da Serpente Encantada. Já o segundo prêmio, em 2020, foi para as contadoras de histórias em Libras, professora surda Rayssa Diniz Borralho Serejo, Rosângela Teixeira Souza e Luciane Silva de Souza Cunha.

O trabalho desenvolvido pelas professoras contadoras de histórias integrou as estratégias de educação inclusiva priorizadas pela Semed, e foi pioneira na inclusão dos alunos surdos da rede municipal de ensino de São Luís.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário