O Projeto para construção da ponte que ligará o bairro do São Francisco ao Anjo da Guarda, e passará sobre a Baía de São Marcos, em breve será uma realidade.
De autoria do senador Roberto Rocha (PTB), o projeto passou por uma etapa importante: nesta sexta-feira, 09, foi publicado, no Diário Oficial da União, o aviso de licitação para o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) da obra.
Em junho de 2021, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) aprovou a licitação dos projetos da transposição da Baía de São Marcos (Sistema viário São Francisco – Bonfim/Itaqui), que banha a Ilha de São Luís.
O senador Roberto Rocha comentou, com alegria, a publicação do DOU. Detalhou a importância da obra, que terá 2,7 km de extensão, e , segundo ele, será três vezes maior que a Ponte José Sarney (Ponte São Francisco).
“Temos muitos motivos para comemorar, pois a expectativa é de que a ponte sobre a Baía de São Marcos impulsione a mobilidade e o desenvolvimento de toda a região do eixo Itaqui-Bacanga, cuja população está estimada em 250 mil habitantes. A região abriga cerca de 60 bairros, organizados em microrregiões, além de grandes empresas e organizações como a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, o Porto do Itaqui e a Vale”, ressaltou o senador maranhense.
A obra, cujo projeto básico está orçado em R$ 14.969.712,91, contempla uma ponte estaiada que incluirá vias de acesso com infraestrutura completa que inclui seis faixas de tráfego; duas faixas para VLT, ciclovias, passeios e uma avenida de contorno ao bairro Anjo da Guarda até a Avenida dos Portugueses.
Veja o vídeo da maquete da ponte: