Por intermediação da bancada federal com os indígenas da reserva Canabrava, a a BR 226 entre os municípios de Grajaú e Barra do Corda, que passou dois dias interditada, foi liberada nesta segunda feira.
No último domingo, 10, o senador Roberto Rocha (PTB) e o deputado federal Cléber Verde (Republicanos), estiveram em negociação com os índios, representando a bancada. Eles assumiram o compromisso de interceder para solucionar os problemas enfrentados nas aldeias, que não têm assistência de saúde, educação e outras necessidades básicas.
Foram dois dias de interdição total da pista. Uma fila com mais de 3.000 caminhões e carretas se formou no acostamento da estrada. Os caminhoneiros reclamaram das situações difíceis que enfrentaram, e foram auxiliados pela população de Grajaú e Barra do Corda, que prestou solidariedade.
Os índios da etnia Guajajara denunciam que a gestão do Coordenador Geral do DSEI – Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão, Alberto José Braga Goulart, é marcada pelo abandono dos polos de saúde nas aldeias. No polo Base de Saúde de Barra do Corda, que atende 30 aldeias, as condições do prédio são precárias. Segundo eles, quando os medicamentos chegam, estão fora da validade. Os índios reclamam, ainda, que não há profissionais da Saúde trabalhando de forma permanente no território.
Durante a reunião, ss parlamentares asseguraram que a solução será apresentada ainda esta semana. O senador Roberto Rocha informou que aproveitará a agenda do Presidente Jair Bolsonaro no Maranhão, que deverá ocorrer nesta quarta-feira, 13, em Imperatriz.
“Vamos a Brasília. Nem estávamos programados de ir. E vamos vamos aproveitar oportunidade da vinda do Presidente da República nesta semana ao Maranhão, para tratar do assunto pessoalmente com o presidente. Esperamos, já nessa semana mesmo trazer a solução desses problemas”, assegurou o senador.
Conforme o deputado federal Cléber Verde, a situação caótica acontece em outras comunidades indígenas.
“Há relatos de que acontece em outras comunidades indígenas também a situação da precariedade das escolas, dos postos de saúde, que se encontram em um total abandono”. Tenho certeza que o senador Roberto Rocha, eu e toda a bancada federal, vamos nos unir para que as reivindicações dos caciques indígenas possam ser atendidas pelo Governo Federal”, disse o deputado.
Acompanhe matéria da TV Mirante sobre o assunto: